CRU Arquitectura e Investigação é uma prática integrada na Cooperativa Integral Minga, em Montemor-o-Novo, focada numa premissa constructiva responsável alimentada por uma análise profunda das qualidades éticas, estéticas e energéticas dos materiais e saberes locais.
Em paralelo, o atelier procura contribuir para o aprofundamento e para a difusão dos conhecimentos constructivo e arquitectónico, através de várias acções, nacionais e internacionais (como workshops), aspirando a que tal contribua para uma transição eco e lógica do actual paradigma dos sectores.
A Tânia formou-se em Arquitectura no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e no Politécnico de Milão.
Apaixonada pelo ofício artesão, a profunda investigação consequente e a sua experiência em construção com materiais e técnicas vernaculares, contribui para a difusão do conhecimento, destas práticas e da melhor maneira de as executar, em Portugal e no Mundo.
Está em constante contacto com a rede BASEhabitat, com a qual já trabalhou, e fundou a rede BIØN (Building Impact Zero Network) - rede cujo intuito é de educar a população jovem e adulta, nacional e internacional, na construção com soluções e materiais vernaculares e com pegadas ambientais mínimas.
A Joana formou-se em Arquitectura no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e no Politécnico de Milão.
Com os seus 8 anos de experiência em atelier nos Estados Unidos da América e com a sua sensibilidade para a geometria, as proporções e o detalhe, contribui para a gestão internacional do CRU e para a adaptação das intervenções aos locais onde as mesmas se inserem.
A nossa engenheira formada nas Universidades de Bolonha, Nova de Lisboa e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Com um profundo interesse pela valorização e reabilitação do património construído, apaixonou-se pela construção em terra, especializando-se no comportamento mecânico e na análise das propriedades deste material.
A Caterina constituí um importante elo no diálogo entre a arquitectura e a engenheira permitindo-nos alcançar propostas coesas e exequíveis.
O Miguel formou-se em Arquitectura no Instituto Superior Técnico e na Technische Universiteit Eindhoven.
Procura ser organizado nos seus afazeres e propõe soluções técnicas e criativas para os projectos de forma expedita. Tem sempre muita energia e disposição para ajudar. Complementa o CRU Atelier com as suas qualidades.
A Joana formou-se em Arquitetura de Gestão Urbanística na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, tendo posteriormente obtido grau de mestre na Universidade Federal de Pernambuco no Brasil com foco em urbanismo bioclimático.
A preocupação com o impacto ambiental e a qualidade dos espaços construídos fez com que aprofundasse o conhecimento em técnicas de construção com terra, cal, bambu e fibras. No Cru Atelier contribui com o seu conhecimento sobre sistemas e materiais ecológicos e no desenvolvimento de metodologias de ensino.
Forma-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e dedica-se a adquirir e aprofundar conhecimentos em construção mais ecológica e socialmente responsável, materiais naturais, arquitetura bioclimática e integração de biodiversidade nos projetos de Arquitetura. Tem um interesse especial por movimentos sociais e políticos, refletindo frequentemente sobre temas como gentrificação, habitação sem fins lucrativos e produção de espaços inclusivos.
Complementa o Cru com energia e entusiasmo pelas diversas fases de projeto e obra, além de apoiar em formações e tarefas variadas. Procura participar ativamente na Secção de Habitação e Construção da Minga e no Laboratório de Terra das Oficinas do Convento.
O Mário formou-se no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e na École d'Architecture Paris-La Villette. Concluiu também recentemente com distinção o mestrado ALA - Architecture, Landscape and Archaeology Erasmus+ Joint Master Degree, um mestrado conjunto entre as Universidades de Coimbra, Sapienza (Roma), Federico II (Napoli) e Politécnico de Atenas.
Com larga experiência em atelier na área da reabilitação e execução, profundo interesse no património histórico, arqueológico e cultural, e trabalho desenvolvido na área do Cinema enquanto Assistente e Diretor de Arte, é mais uma peça experiente para a multifacetada equipa do CRU.
A Filipa faz parte da fundação do CRU e apesar dos seus múltiplos interesses e percursos a levarem a não estar presente formalmente no nosso quotidiano, é muitas vezes chamada a prestar consultoria nos temas que mais domina.
Formou-se em Arquitectura no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e no Politécnico de Lausanne tendo posteriormente obtido o grau de Mestre em Turismo Sustentável na Universidade de Santa Catarina, em Florianópolis no Brasil.
Julie Bonnans
Nicoletta de Bosco
Nuno Brás
Romain Deboulle
Francisco Dias
Julia Moriczi
Marta Oliveira
Olivia Page
Ioannis Pagolatous
Eva Maria Ries
Pedro Sequeira